segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bupropiona + Naltrexona



UMA ALTERNATIVA PARA O EMAGRECIMENTO

   
    Após a proibição de quase todos os medicamentos utilizados no tratamento da Obesidade e do Sobrepeso, restaram poucas opções aos médicos da área e seus pacientes sobrepesados. Nem todos os pacientes conseguem usar Sibutramina ou Orlistat por longos períodos, ou suportar seus efeitos colaterais. E várias pessoas têm contra-indicações ao uso desses medicamentos.

     Vários fitoterápicos, como Slendesta, Citrus aurantium, Pholiamagra, Pholia negra, Garcínia, Cassialamina e Faseolamina, por exemplo, atuam como bons coadjuvantes no emagrecimento, mas existem aquelas pessoas nas quais eles causam pouco ou nenhum efeito. São aquelas que apresentam compulsão alimentar. Os mecanismos cerebrais de controle de apetite que, quando alterados, levam à compulsão alimentar parecem ser resistentes, em maior ou menor grau, à ação dos fitoterápicos.

    Imaginem pessoas que não podem, ou não conseguem, usar Sibutramina ou Orlistat, seja por terem alguma contra-indicação ao uso destas, ou por não suportarem os efeitos colaterais que acompanham o seu uso. Imaginem também que essas pessoas não têm uma boa resposta aos fitoterápicos (não porque sejam medicamentos  "fracos", mas porque não conseguem tratar a compulsão alimentar dessas pessoas). Fica complicado para médicos e pacientes, não?

    Uma boa notícia chegou ao meio médico, com relação ao tratamento desses pacientes. Durante alguns anos foram conduzidos estudos em busca de outras substâncias que pudessem atuar eficazmente como auxiliares no emagrecimento e que apresentassem menores efeitos colaterais. Entre essas substâncias, estudou-se aBupropiona e a Naltrexona.

    A Bupropiona é um inibidor da recaptação de Dopamina e Norepinefrina, atualmente utilizada no tratamento de depressão e como coadjuvante da cessação do tabagismo. Seu efeito como agente redutor de peso quando usada de forma isolada já foi testado previamente, obtendo resultados apenas modestos. A Naltrexona é um antagonista de receptor opióide, inicialmente aprovado como tratamento da dependência aos opiáceos e, posteriormente, da dependência ao álcool. Estudos realizados em pequeno número de pacientes com a Naltrexona em monoterapia (usada de forma isolada) como agente antiobesidade foram frustrantes, mostrando pouca ou nenhuma redução do peso corporal ¹. Ou seja, quando usadas isoladas, essas substâncias mostraram efeitos modestos, ou nenhum efeito no tratamento do Sobrepeso e da Obesidade.

    Mas a associação das duas, que vem sendo estudada há alguns anos como potencial agente no tratamento da Obesidade, mostrou resultados diferentes. Apesar de essas drogas apresentarem pouca eficácia quando utilizadas isoladamente, o efeito sinérgico da sua associação realmente ajuda a perder peso. Seu mecanismo de ação se dá através das vias de regulação central e periférica do apetite.

    A ação da Bupropiona se dá através do aumento dos níveis de Dopamina e Norepinefrina, estimulando a atividade de determinados neurônios hipotalâmicos (localizados no núcleo do Hipotálamo, no Cérebro) cuja ação leva ao aumento do gasto energético e à redução do apetite. Teoricamente, então, a Bupropiona seria bastante eficaz na redução e no controle do peso. O problema com essa medicação é que uma das substâncias estimuladas pela Bupropiona, chamada Beta-endorfina (que é um opióide), age causando uma auto-inibição dos mesmos neurônios hipotalâmicos estimulados inicialmente pela Bupropiona e, em última análise, dos mecanismos cerebrais de ação da mesma, acabando por inibir parte da sua ação e reduzindo, assim, seus efeitos. Daí o resultado modesto da Bupropiona no tratamento da Obesidade e do Sobrepeso.

     Como a Naltrexona, sendo um antagonista de receptores opióides, inibe a ação dos receptores celulares para a Beta-endorfina, ela impede a sua ação inibitória sobre os neurônios hipotalâmicos, o que potencializa os efeitos da Bupropiona no emagrecimento. Resumindo, as duas substâncias agem de forma sinérgica, somando os seus efeitos e auxiliando a inibir os mecanismos centrais (cerebrais) de aumento do apetite ².

    Os estudos envolvendo Bupropiona e Naltrexona como terapia combinada para o tratamento de Obesidade e Sobrepeso mostrou resultados importantes:

- redução da circunferência da cintura;
- elevação do HDL-Colesterol (Colesterol "bom") e redução do LDL-Colesterol (Colesterol "ruim");
- redução da Glicemia de Jejum;
- aumento transitório da Pressão Arterial Sistólica no início do tratamento, voltando a mesma aos valores iniciais após aproximadamente 2 meses de tratamento;
- redução consistente do peso.

    Concluindo, a associação Bupropiona/Naltrexona pode ser bastante útil no tratamento da Obesidade e do Sobrepeso, especialmente naqueles pacientes com compulsão alimentar, que apresentam dificuldade em controlar o seu desejo por alimentos e acabam por desistir do tratamento. É essencial lembrar, porém, que quaisquer medicamentos utilizados para redução e controle de peso não dispensam a necessidade de seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente.

48 comentários:

  1. Pri, sou contra qualquer tipo de medicamento no processo de redução de peso. Até que enfim vim aqui no teu cantinho. Obrigada pelo carinho de sempre ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marcélia, tb era contra sabe, mas como fui a esse ortomolecular e ele me deu bastante segurança, eu resolvi tentar....sempre tive medo desses remedios, vou fazer um teste e vou ver como vou ficar...obrigado tah...to te seguindo, se quiser segue o meu tb...bjooo

      Excluir
    2. Oi Priscila, li a sua postagem em 14 de setembro de 2012. Sou muito criterioso qto ao uso de medicamentos para emagrecer, mas o endócrino me receitou essa combinação e estou em dúvidas. Vc fez o teste? usou por qto tempo? e os resultados? Aguardo respostas OK Meu nome é Milton e meu email é MMILTON_AF@HOTMAIL.COM .

      Excluir
    3. nilton, como disse nao tomei a medicação...me fez mto mal...abandonei o tratamento.. :/

      Excluir
  2. ola, meu medico me recitou bupropiona e olystate. vc ja tomou algum? acha que vale a pena? estou tao cansada...., cd dia uma novidade e nada funciona.

    ResponderExcluir
  3. Priscila, como você conseguiu comprar estes dois medicamentos? precisa de receita?

    ResponderExcluir
  4. Priscila, como você conseguiu comprar estes dois medicamentos? precisa de receita médica?

    ResponderExcluir
  5. Ja havia tentado de tudo para perda de peso, mas só com essa medicação consegui eliminar 12kg, ainda faltam 8kg para cumprir minha meta, não é fácil, pois os sintomas pelo menos em mim, são horriveis, mas estou conseguindo perder peso e estou muito feliz. Pesava 80kk e agora estou com 68kg, como so tenho 1,60cm de altura, preciso ficar com 60kg, vou continuar ate conseguir minha meta. Um abraço a todos, e só para lembrar, emagrecer não é fácil, nem com dieta nem com medicação, tudo tem que se ter muita força de vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade o que a Audry disse,eu estou tomando tbm esta formula,não é facil mesmo os sintomas,muito enjoo,é horrivel,mas como meu esposo disse a mim,tudo voce tem pagar um preço e emagrecer nao é facil sendo por boca ou medicamento,então tenha um foco e corra atras dele,é claro sem prejudicar a saude,se voce ver que esta passando muito mal,retorne no médico,eu estou com 88 quilos,preciso perder 15 quilos mas vou conseguir se Deus quiser!

      Excluir
    2. é verdade o que a Audry disse,eu estou tomando tbm esta formula,não é facil mesmo os sintomas,muito enjoo,é horrivel,mas como meu esposo disse a mim,tudo voce tem pagar um preço e emagrecer nao é facil sendo por boca ou medicamento,então tenha um foco e corra atras dele,é claro sem prejudicar a saude,se voce ver que esta passando muito mal,retorne no médico,eu estou com 88 quilos,preciso perder 15 quilos mas vou conseguir se Deus quiser!

      Excluir
    3. vc perdeu os 12 kg em qto tempo?

      Excluir
    4. Bom dia! Vc perdeu esse peso em quanto tempo?!

      Excluir
    5. Alguém pode me indicar um médico em SP q receite naltrexona, obrigafo

      Excluir
  6. Tomo a bupropiona há 8 anos para depressão, no começo emagreci muito,após a gravidez continuei, porém continuei tomando e não consegui emagrecer o que engordei na gestação. Será que com a naltrexona vou conseguir?

    ResponderExcluir
  7. ola........eu comecei a tomar esse medicamento..mas temho duvidas nossa amiga acima a audry perdeu doze quilos...mas e quanto tempo ocorreu essa perda de peso???em um mes esse medicamento ajuda..pois o medicamento e bem caro e naum sei se terei condicoes de continuar apos o termino do primeiro mes....bjos aguardo tespostas..

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal, comecei a tomar por indicação do meu endócrino e no entanto me sentir muito mal,dores fortes de cabeça, vomito,náuseas e muito enjoo, ia fazer duas semanas que estava tomando mais acabei parando por não estar muito bem. Vocês também passaram por isto? E depois de quanto tempo passou esses efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal faz quase duas semanas que estou tomando esse medicamento e me sentir muito mal, náuseas, vomito, dores muito forte de cabeça e enjoo muito enjoo, com vocês foi assim também? E depois de quanto tempo passou os efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  10. COMECEI A TOMAR ESTA MEDICAÇÃO HOJE,NOSSA ESTOU SENTINDO MUITA NÁUSEA, AFF!!1

    ResponderExcluir
  11. Comecei a tomar este medicamento hoje,nossa estou sentindo muita náusea....

    ResponderExcluir
  12. Comecei hj e espero um resultado rápido, pois estou gorda rsrsr... me ajuda a emagrecer!

    ResponderExcluir
  13. Ola, comecei a tomar esta combinação de bupropiona e naltrexona no dia 29 de dezembro de 2013, no primeiro dia senti tonteira, nausea, tremedeira, nenhuma fome, dor de cabeça, no segundo dia não senti tanta tonteira, mas nausea e dor de cabeça e muito desânimo diurno, continuei assim por 15 dias, mas depois foi passando sem que eu percebesse, hoje dia 16 de janeiro de 2014, me sinto muito bem, e sinto menos fome, fico tranquila, no começo sentia uma grande irritação, e consegui emagrecer dois quilos ate agora, estou feliz, perseverei e vou continuar perseverando, minha saude e muito importante para mim, ainda preciso emagrecer sete quilos, estou indo bem, e ainda nem comecei a me exercitar, na proxima semana começo minha caminhada, de apenas 30 minutos e então a cada semana vou aumentando ate manter duas horas por dia, vamos ver como me saio, quanto a bupropiona 150 e naltrexona 50, tudo de bom, vou continuar por muito tempo, sei que alem de emagrecer, esta medicação ajuda a manter o peso, meu e-mail neli2@hotmail.com, setou a disposiçã para perguntas.

    ResponderExcluir
  14. Meninas, faz 1 semana que estou tomando essa medicação, tenho me sentido muito mal, muita dor de cabeça, e tontura, porém, já na primeira semana emagreci 4 kilos, associando a medicação a uma alimentação adequada. Gostaria de saber do pessoal que esta tomando a mais tempo, se tem alguma dica para amenizar os sintomas. obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Tomei emagreci 9 kilos em pouco mais de um mês... Quando parei engordei 13. Cilada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só engorda quem come demais. Então, fecha a boca.

      Excluir
  16. eu tomo esta combinação e ja pedi 7 kilos minha meta para primeira fase é perder 11 falta pouco mais estou conseguindo

    ResponderExcluir
  17. como faço para comprar sem receita?

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a tomar Bup de 150m e Naltrexona de 5mg fazem 3 dias, me sinto ótima, no primeiro dia dormi mal mas porque estava ansiosa como sempre. Essa combinação é mesmo ÓTIMA pra compulsão alimentar e por carboidratos que É O MEU CASO!! Nossa nunca tomei uma fórmula que me deixasse sem aquela vontade louca de só comer por comer. Mas o segredo pra não sentir enjoo e outras coisas creio eu é mandar Manipular a fórmula ela fica mais fraquinha do que a comprada em Farmácia e mais barata. Tomo bup e nalto as 10 horas e Bup de novo as 17 Horas conforme meu médico receitou e não senti efeito colateral nenhum dos tipos citados acima e minha fome realmente deu uma segurada. Me alimento com coisas saudáveis e de dieta mesmo porque preciso eliminar 14 quilos, essa semana 1,5 já foram embora. APROVADÍSSIMO. Moro em Sampa e quem quiser o nome do médico é DR. João Lindo da Clinica Alpha na Lapa, maravilhoso ele. Atende por convênios também. Força na peruca meninas e vamo que vamo Yara.

    ResponderExcluir
  19. Rosangela em quais dose vc usa

    ResponderExcluir
  20. Eu estou tomando o medicamentos é o primeiro dia e não sentir nada. E sei que só o medicamento não vai mudar o meu estilo de vida, preciso de ajuda para conseguir mudar minha mente e comportamento. E se tiver algum efeito colateral tenho o meu médico para alterar a medicação .tomara que todos nós conseguimos emagrecer e manter o peso.obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  21. Pessoal!pra que comprar de terceiros e pagar mais caro e ainda correr risco de falsificação. Vá em um endócrino e converse com ele e peça! Muito mais simples e seguro!

    ResponderExcluir
  22. estou tomando essa medicação e estou amando. não tive nem uma reação.

    ResponderExcluir
  23. estou tomando essa medicação e esto amando o resultado. não tive nem uma reação.

    ResponderExcluir
  24. Olha pessoal tomei bupropiona e fluxo tina durante 3 meses perdi 15 kilos agora estou tomando bupropiona e naltexona e ainda não senti nada de diferente há sim um detalhe muita fome coisa que não sentia mas tomara que passe mas do resto tudo chik emagrece mesmo sem dúvida mas se vc ficar falando e arrumando desculpa tudo vai passa mal sua mente já está preparada para transmitir o pensamento negativo de que o remédio faz mal ..que nada até agora não senti bolufas de nada e já tô ficando lindaaaa

    ResponderExcluir
  25. Bom dia pessoal tomo bupropiona 150mg e naltrexona 3mg tem 3dias ,só q os efeitos são horríveis sinto suor nas mãos e pés ,insônia ,visão turva ,isso é normal estou com medo de dar continuidade ao tratamento ,por quanto tempo ficamos assim?Esses efeitos colaterais passam ?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia pessoal tomo bupropiona 150mg e naltrexona 3mg tem 3dias ,só q os efeitos são horríveis sinto suor nas mãos e pés ,insônia ,visão turva ,isso é normal estou com medo de dar continuidade ao tratamento ,por quanto tempo ficamos assim?Esses efeitos colaterais passam ?

    ResponderExcluir
  27. Estou tomando so a bupropiona sem resultado nenhum. Gostaria de saber se alguem tem a naltrexona e o preco. Nao tenho receita.

    ResponderExcluir
  28. Estou tomando a bupropiona sem resultados. Alguem tem a naltrexona e o preco. Nao tenho receita.

    ResponderExcluir
  29. to tomando a combinação a 11 dias e ñ vi nem uma melhora,ao contrario ando muitooo nervosa,minha ansiedade duplicou,muita compulsão por comida k me acalma e in felismente muitoos pensamentos depresivos como d acabar com minha vida!ligo ao meu medco e ele ñ me retorna!!prescizo de ajuda...

    ResponderExcluir
  30. Tomo essa fórmula a quase um mês e já perdi 6 kilos. É horrível muito enjôo, e sem contar que ficamos com medo de comer. Comeu de mais passa muito mal. Esse remédio restringe mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dificil né Carol , mas eu não aguntei.. hj estou com outra medicação.. da uma olhadinha la na postagem de ontem :)

      Excluir
  31. Nossa menina parabéns pelo site, está demais!
    Adorei seu texto e vou conversar com meu médico e minha amiga que comanda este site aqui. Gostei das informações que achei, to pensando em tomar também.

    ResponderExcluir